A leitura é um processo de movimentação dos olhos sobre as palavras, fotografando-as e transformando-as em imagens que ao final são traduzidas em pensamentos ou ideias.

Vamos as dicas:

Treinar e melhorar os músculos oculares

Partimos do método de leitura silábica que aprendemos quando fomos alfabetizados e chegamos num patamar aceitável para este princípio quando conseguimos ler na mesma velocidade da fala – desta forma o tempo de leitura é prejudicado.

A melhoria acontece quando você consegue fixar o olhar na palavra e conseguir lê-la inteiramente de uma só vez. Nosso cérebro consegue identificar as palavras com maior rapidez em relação a nossa capacidade de vocalizá-la.

Entendendo esta diferença

  1. Deixar a leitura silábica pela leitura da palavra completa.
  2. O silábico tem muitas paradas.
  3. Ler a palavra inteira acelera o processo de leitura.
  4. A leitura por palavras inteiras gera saltos com os olhos na velocidade de leitura maior do que a leitura silábica.
  5. A lentidão está em ler a palavra mentalmente ou pronunciá-la. Assimilar a palavra completa transformando-a em ideia acelera todo o processo.

Como está sua visão?

A nossa visão tem um ponto focal onde direcionamos o olhar mais aprimorado, detalhado e as regiões mais periféricas são menos aprimoradas. Isto acontece porque temos dois tipos de células relacionadas à visão: os cones e os bastonetes.

OS CONES

Os cones registram as imagens bem iluminadas, e o seu processo de transformação em imagem é mais lento. Os cones são especialistas em distinguir cores e após o tratamento inicial da imagem com iluminação e cor, geram imagens nítidas e perfeitas.

OS BASTONETES

Os bastonetes por sua vez, registram imagens menos nítidas, mas em compensação são mais rápidas no registro da imagem. Não registram cores. 

Área de Visão

Nossa área de visão é dividida em dois segmentos:

Visão Central – formada pelos cones e usamos essa informação para ler. 

Visão Periférica – formada pelos bastonetes e a usamos para ver ao nosso redor imagens sem precisar movimentar muito a cabeça. Não é uma imagem nítida.

Então, ler melhor é melhorar a resolução da visão periférica ajudando no processo de leitura.

Os Objetivos a serem alcançados para melhorar a velocidade da leitura:

  1. Melhorar a velocidade da percepção de novas palavras em milésimos de segundos usando os cones e bastonetes.
  2. Aceleração dos movimentos oculares para que efetuem saltos de olho mais rápidos.
  3. Identificação de novas palavras através da visão formada pelos bastonetes.