Em meio a tanta tecnologia ao nosso redor é muito fácil nos distrairmos e pensando nisto, fiz esta pesquisa para te ajudar no momento da leitura. Lembre-se, quando sair do foco, volte assim que perceber e retome-o.

Seguem as dicas:

1 – Prepare o ambiente

Escolha um ambiente mais tranquilo, sem muito barulho. Evite estar perto de TV ou rádio. 

2 – Desconecte-se do mundo

Experimente desligar os dados móveis e o sinal wifi do celular. Deixe-o apenas com a função para receber uma ligação telefônica (na urgência vão ligar para você).

3 – Crie um objetivo de leitura

Crie um objetivo inicial, como ler 10 folhas do livro por vez ou ler um capítulo por dia ou semana (dependendo do tamanho do livro). O importante é estabelecer esse objetivo inicial para você segui-lo.

4 – Pausas estratégicas são importantes

De tempos em tempos, faça uma pausa para tomar uma água, levantar-se um pouco e esticar a coluna – pode fazer uma pausa a cada 30 minuto, descanse 10 minutos. Estas pausas estratégicas irão renovar suas formas e descansar um pouco os olhos e mente. Depois da pausa, volte à leitura.

5 – Tranquilize sua mente

Você precisa domar seus pensamentos para que eles não atrapalhem o seu foco. É fácil começar a ler e imaginar algo e simplesmente parar de ler e continuar a história na imaginação. O foco é concentrar-se na leitura.

6 – Ler o que interessa

É muito importante gostar do que se está fazendo. Ler livros que te dá prazer é a certeza do sucesso. Aproveite os temas de seu interesse, faça uma coleção de livros naquele nicho e desfrute do seu precioso tempo com uma boa leitura.

7 – Crie o hábito da leitura

No início possivelmente você fará leituras em horas vagas, mas haverá um momento em que a leitura começar a ficar interessante que você começará a ler com mais frequência – Aproveite esse momento para criar um hábito de leitura. Daqui a pouco você estará lendo em diversos lugares  (pegando ônibus, no banco do carona de um carro, numa cafeteria, em casa, etc) e estará achando prazeroso este novo hábito.

por Marcos Tulio G da S JR